Frutos climatéricos e não climatéricos

>> terça-feira, 3 de maio de 2011

Exemplo de Fruto Não Climatérico

Uma característica do seres vivos é respirar. Ou seja, queimar uma substância química e dela tirar a energia necessária para continuar vivo e realizar qualquer outra atividade. Nós fazemos isto, combinamos os nossos alimentos com oxigênio, conseguimos energia e eliminamos gás carbônico. E assim permanecemos vivos e fazendo o que temos que fazer. Os carros fazem algo bastante parecido, queimam gasolina e daí conseguem a energia para o movimento. Todas as plantas e animais superiores fazem este processo.


Nem todo mundo sabe, mas as frutas, mesmo depois de colhidas, são seres vivos, que respiram o tempo todo, até o envelhecimento e morte . E de onde vem o açúcar que as frutas utilizam como energia? O açúcar é mandado para a fruta pela árvore mãe enquanto ela está crescendo e desenvolvendo. Depois de colhidas as frutas vão utilizar este açúcar presenteado pelo planta mãe para a respiração e continuarem vivas. A hora que acaba o combustível é que elas morrem.

Existem dois tipos bem distinto de frutas. Um primeiro grupo, depois que são colhidas, diminuem a sua respiração de maneira contínua até à sua morte. São as chamadas FRUTAS NÃO CLIMATÉRICAS. Outro grupo de frutas tem uma pequena respiração após a colheita. Chega um momento, entretanto, que esta respiração começa a aumentar bruscamente até atingir um pico. Logo depois vem uma queda drástica da atividade respiratória, vem a velhice e a morte. São chamadas de FRUTAS CLIMATÉRICAS e este aumento violento da respiração de PICO CLIMATÉRICO.

Na prática diária de quem mexe com frutas qual a importância deste conhecimento? As FRUTAS NÃO CLIMATÉRICAS não possuem a capacidade de amadurecer depois da colheita, não ficam mais doces ou melhoram o sabor. Algumas podem até ficar mais moles e mudar de cor, mas se forem colhidas azedas ou pouco doces vão até o fim assim. Estas frutas têm de ser colhidas, compradas e comercializadas numa doçura ideal para o consumo. Se forem colhidas verdes e azedas vão estragar azedas e o consumidor passa a rejeita-las. Elas só recebem da planta mãe o que chamamos de açúcares simples. São aqueles que são doces na nossa língua. As FRUTAS NÃO CLIMATÉRICAS não conseguem transformar estes açúcares simples em amido e armazená-lo.

As FRUTAS CLIMATÉRICAS conseguem amadurecer fora do pé. Algumas, como as pêras e o abacate, só amadurecem fora do pé. E o que elas tem de diferente das FRUTAS NÃO CLIMATÉRICAS? A maior parte delas pega o açúcar doce que vem da árvore e o transforma em amido. Um bom exemplo de amido é a conhecida MAIZENA®. O amido é açúcar também, só que não produz a sensação de doce na nossa língua. Depois da fruta colhida, o amido se transforma em açúcar doce, uma parte do açúcar doce em ácidos, que dão aquele gosto azedinho bom das frutas. Estas frutas, desde que tenham já guardado bastante amido, podem ser colhidas verdes e amadurecem fora do pé. Podem ser compradas e comercializadas verdes. Agora se tiverem pouco amido de reserva o amadurecimento não é perfeito e na hora do consumo não terão bom sabor.
Exemplo de Fruto Climatérico


Fonte:  CEAGESP / http://www.pratikavarejo.com.br

1 comentários:

Eng. Agr. 4 de maio de 2012 às 05:58  

As fotos estão invertidas, pois, são os citros um dos maiores exemplos de frutos não climatéricos e a goiaba com certeza é um fruto climatérico.
Eng.º Agrônomo Caetano Mainine

Postar um comentário

VISITANTE NÚMERO:

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP