Cursos técnicos estão em alta, diz pesquisa

>> domingo, 20 de fevereiro de 2011


Pesquisa da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) sobre as perspectivas estruturais do mercado de trabalho na indústria brasileira, divulgada esta semana, indica que entre as dez profissões no âmbito da indústria com maiores perspectivas profissionais, cinco estão relacionadas a cursos técnicos. A pesquisa tem o objetivo de oferecer a estudantes, trabalhadores, empresas, instituições de ensino e governos um referencial estratégico para investimentos em educação e formação profissional. 

Foram destacados os cursos técnicos de produção, CONSERVAÇÃO E QUALIDADE DE ALIMENTOS; produção de indústrias químicas, petroquímicas, refino de petróleo, gás e afins; fabricação de produtos plásticos e de borracha; florestal e manipulação farmacêutica. Para o secretário de educação profissional e tecnológica do Ministério da Educação, Eliezer Pacheco, a partir dos resultados da pesquisa é possível comprovar que os cursos técnicos são ainda o melhor caminho para o mercado de trabalho. 

Investir em mão-de-obra qualificada para o exercício de atividades especializadas é o diferencial desses cursos, segundo o secretário. "A indústria requer cada vez mais trabalhadores com conhecimento necessário para a execução de um trabalho específico, como é o caso do técnico de produção de indústrias químicas e petroquímicas", diz. 

A pesquisa mostra que o curso técnico é considerado requisito principal para 91% das profissões analisadas. Esse resultado reflete mudanças tecnológicas no âmbito da indústria brasileira que modificam a natureza do trabalho operário. Cada vez mais, será necessário deter capacitação para o processo de controle de equipamentos tecnologicamente complexos. 

Eliezer Pacheco salienta que o objetivo da educação profissional de nível técnico é criar cursos que garantam perspectiva de trabalho para os jovens e facilitem seu acesso ao mercado e que atendam também os profissionais que já estão no mercado, mas sentem falta de melhor qualificação. "A educação profissional deve funcionar, ainda, como um instrumento eficaz na reinserção do trabalhador no mercado, explica". (Com informações do MEC)

5 comentários:

Anônimo,  1 de junho de 2011 às 07:23  

Oi td bem???
gostaria de saber se o tecnico em alimentos esta em alta no mercado de trabalho, e se compensa fazer este curso???

Curso Técnico em Alimentos! 6 de junho de 2011 às 11:00  

Olá!
Bom, depende da região em que você mora. Tem região como por exemplo a sudeste, que o profissional de alimentos é super procurado devido o enorme número de industriais relacionadas com área, mas, se em sua região o auge for outro como por exemplo informática, então não compensa você fazer o técnico em alimentos, e sim o de informática. Análise o mercado de trabalho em sua região, e veja qual o curso que lhe proporcionaria melhores vagas de emprego.
Espero ter ajudado!

Anônimo,  28 de julho de 2011 às 20:19  

E na Região de Porto Alegre? Vale a pena fazer este curso??

Curso Técnico em Alimentos! 2 de agosto de 2011 às 16:45  

Geralmente nas grandes cidades como Porto Alegre, possui muitas indústrias relacionadas com a área alimentícia. O que consequentemente favorece o técnico em alimentos que terá mais oportunidades de estágios e principalmente de emprego.

Anônimo,  16 de agosto de 2011 às 19:29  

e no nordeste especificamente em recife,vale a pena fazer este curso.

Postar um comentário

VISITANTE NÚMERO:

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP