Processo de Fabricação da Cerveja

>> quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011


A escolha do método de produção sempre depende de alguns fatores:

 - O tipo de cerveja que será produzido pode determinar o processo de produção. É só pensar por exemplo , nas diferenças entre uma cerveja tipo CARACU e uma tipo PILSEN
- A qualidade da matéria-prima usada pode interferir na escolha do método de produção
- A combinação das matérias-primas usadas, malte e adjuntos, precisa ser levada em consideração
- Os equipamentos instalados na cervejaria 


Veja um resumo do processo em 10 passos:
1- Moagem do Malte
O malte, que pode ser armazenado em silos ou sacarias, é moído em moinhos de rolos ou martelos para que o amido contido em seu interior fique exposto para ser transformado durante o processo.
2- Maceração
O malte moído é misturado com água em temperaturas pré-estabelecidas para que se inicie a ação de enzimas, que quebrarão as cadeias de amido em cadeias menores de açúcares como glicose, maltose entre outros. 
3- Filtração do mosto
Após ter todo o amido transformado, a "pasta" formada (macerado), é levada ao filtro onde cascas e bagaço são separados do líquido açucarado chamado mosto, que já tem cor de cerveja.
4- Fervura do Mosto
O mosto é levado à ebulição e fervido durante alguma tempo (60 a 90 minutos) para que substâncias não desejáveis se volatilizem, proteínas coagulem e o mosto seja esterilizado. 
Nesta etapa também é adicionado o lúpulo, responsável por fornecer amargor e aroma característico à cerveja.

5- Decantação
O mosto fervido passa por um processo de decantação onde as proteínas coaguladas no processo anterior são depositadas no fundo do equipamento, enquando o mosto límpido é retirado pela parte lateral/superior.
6- Resfriamento do Mosto
O mosto é resfriado a temperaturas baixas (7 a 12 graus) dependendo do tipo de fermentação que vai sofrer e do tipo de levedura a ser utilizado. Após ser resfriado, a levedura (fermento) é inoculada e a mistura é colocada em um tanque para ser fermentada.
7- Fermentação
Durante alguns dias os açúcares do mosto são consumidos pela levedura, e são transformados em álcool e CO2, além de calor. Estes tanques possuem temperatura controlada para que a fermentação seja sempre homogênea. A fermentação pode ocorrer entre 8 e 15 graus aproximadamente, levando de 2 a 20 dias, dependendo da cerveja a ser fabricada.
8- Maturação
O mosto fermentado é agora chamado de cerveja verde. Ela é maturada em baixas temperautas (zero graus ou menos) por período que pode levar algunas dias ou semanas. Nesta fase, algumas substâncias ainda são transformadas pela levedura em suspensão na cerveja, além de haver separação da levedura da cerveja (decantação ou flotação), incorporação de CO2 e retirada de alguns gases formados durante a  fermentação.
9- Filtração
A cerveja maturada é filtrada para que se torne límpida e brilhante, como a que conhecemos nos bares. 
Nesta fase é ainda adicionado mais CO2 e podem ser adicionados estabilizantes de espuma e coloidal além de anti-oxidante.

10- Envasamento 

A cerveja, após a filtração, é acumulada em tanques que alimentam as linhas de envasamento.  

As linhas podem ser de latas, garrafas retornáveis (600 ml no Brasil) e garrafas descartáveis. 
Em todas elas a cerveja é embalada com o máximo de cuidado para que não seja incorporado oxigênio dentro do frasco onde será acondicionada. Após embalada, a cerveja é pasteurizada para que possa ter estabilidade microbiológica durante os meses que poderá ficar armazenada.


0 comentários:

Postar um comentário

VISITANTE NÚMERO:

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP