salgadinhos, cereais matinais, doces e até mesmo alguns alimentos para animais produzidos a partir de um método de processamento de alimentos conhecidos como extrusão. Ela envolve basicamente comprimindo os alimentos em uma massa semi-sólida, e, em seguida, forçando-o através de uma pequena abertura para aumentar a variedade de forma, textura e cores obtidas a partir de um ingrediente básico. A técnica tem dado origem a produtos com formas até então desconhecidas e texturas. A extrusão pode formar e às vezes até mesmo cozinhar matérias-primas em produtos acabados.
Uma extrusora típico consiste de uma fonte de energia para operar o parafuso principal, um alimentador para medir os ingredientes crus, e um tambor, que circunda o parafuso. A rosca transporta a matéria-prima através de um buraco em forma, a matriz, que molda o produto. A extrusão pode ocorrer sob temperaturas e pressões elevadas ou pode ser simplesmente uma cozinha não, formando processo.
Um dos benefícios potenciais do uso de extrusão na produção de alimentos é ajudar a preservar alimentos. A extrusão pode ser utilizado para controlar a atividade de água dos ingredientes, que por sua vez determina o crescimento microbiano e, conseqüentemente, deterioração. É, portanto, útil na produção, alimentos plataforma estável e cada vez mais importante na produção de uma variedade de coisas como alguns aperitivos, cereais matinais e certos tipos de produtos de confeitaria.
Os snacks são um dos segmentos de mais rápido crescimento da indústria de alimentos ea extrusão já está estabelecido como um meio de produzir novos produtos e criativo. A maioria dos cereais pode ser expulso, e produtos à base de cereais, como pães, cereais matinais e bolos podem ser tratados desta forma. A extrusão também pode ser usado para fazer alimentos para animais de estimação.
Uma aplicação particularmente promissora de extrusão é na transformação de proteína vegetal texturizada (TVP). Este é basicamente farinha de soja que foi processada e seca para dar uma substância com uma textura esponjosa que podem ser aromatizadas para assemelhar-se carne. sementes de soja são descascados e seu óleo extraído antes de serem moídas em farinha. Esta farinha é depois misturada com água para remover os carboidratos solúveis eo resíduo é texturizado por extrusão. Isso envolve a passagem de resíduos de soja aquecido a partir de uma área de alta pressão para uma área de pressão reduzida através da matriz, resultando em expansão da proteína de soja. É então desidratadas e podem ser cortadas em pequenos pedaços ou moído em grãos. Com técnicas de extrusão análogos de carne de boa qualidade pode ser produzida a partir de TVP e mycoprotein (proteína obtida a partir de fungos). TVP também está sendo usada no desenvolvimento de alguns alimentos funcionais, onde os potenciais efeitos benéficos da proteína de soja são procurados.
O processo de extrusão tem sido usado na preparação de rações de camping e militares, alimentos para necessidades dietéticas especiais e para a alimentação durante a recuperação de desastres e fome. Foi, aliás, proposto no projeto de um sistema de processamento de alimento para ser colocado em Marte! O uso de extrusão para a produção de novos produtos alimentícios e inovadores muito promissora para a produção de alimentos no futuro.
Fonte: http://www.eufic.org
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário