Se duas pessoas de igual capacitação técnica estiverem concorrendo a um lugar nomercado de trabalho, qual delas se sairá melhor? A que melhor souber se apresentar e tratar as pessoas
Tão importante quanto ser especialista no que se faz é ter uma boa postura profissional. Ninguém está livre de cometer gafes, mas ficar atento a algunsdetalhes de comportamento evita deslizes que, emdeterminadas situações, podem ocasionar ‘prejuízos’ graves. Afinal, para iniciar um bom trabalho, nadacomo começar com uma boa impressão, e para isso, a etiqueta empresarial é essencial.
A etiqueta empresarial permite ao profissional tornar-se agradável, viver com maissegurança e espontaneidade. Ela mostra que a boa apresentação pessoal, tanto noque se refere a atitudes quanto ao modo de se vestir, é o resultado do balanceamento ideal entre o bom gosto e o bom senso. A mesma capacidade que o profissional tem para ocupar o cargo deve transparecer na sua preocupação em se autoproduzir para exercer sua função adequadamente.
A coordenadora do cursos de Secretariado Executivo Bilíngüe da Metodista, Ana Maria Santana Martins, defende que todo profissional bem-sucedido sabe que é indispensável estar preparado para as mais diversas situações do convívio social. “É a inauguração deuma unidade de trabalho, o almoço de negócios, jantares, viagens e inúmeras outras possibilidades que podem se transformar em oportunidade e conseqüente sucesso profissional ou um vexame, por não saber como se comportar adequadamente diantedessas situações”, revelou a professora.
Os especialistas costumam dizer que se duas pessoas de igual capacitação técnica estiverem competindo por um lugar no mercado de trabalho, terá mais chances desucesso aquela que melhor souber se apresentar e tratar as pessoas. O conhecimento e a prática das normas que regem o comportamento no mundo dos negócios geram benefícios imediatos, facilitam o trato com clientes, ajudam os profissionais a seportarem com confiança e naturalidade em qualquer circunstância da vida profissional, melhorando o relacionamento entre colegas ou entre chefes e subordinados da mesma empresa.
“As pessoas que não dominam a etiqueta profissional, na maioria das vezes, nem sedão conta das gafes que cometem, denunciando sua falta de traquejo e refinamento, prejudicando sua carreira e arranhando a imagem da empresa onde trabalham”, contou a professora Ana Maria. “O mundo de hoje é das pessoas que fazem acontecer, daquelas que se comprometem, se engajam em causas justas, dos que têm vontade deaprender e de serem cada vez melhores.”
- Pontualidade é ponto de honra
- Roupas discretas, sem modismos
- Nunca se esqueça de que a primeira impressão é a que fica
- Tenha sempre cartões profissionais disponíveis
- Porta aberta não significa "entre"
- Pare à porta, sorria, peça licença. Ao ser autorizado entre, cumprimente com um "bom dia" ou expressão adequada para o horário, mas só estenda a mão se o interlocutor o fizer primeiro, e só se sente se for convidado por ele
- Ao conversar olhe nos olhos
- Aprenda a ouvir
- Não se distraia durante a conversa
- Postura: não cruze os braços, não se sente de qualquer jeito jogando o corpo na cadeira (mesmo se estiver cansado), como também não se sente na beirada da cadeira. Ao sentar-se esteja bem acomodado, porém ereto e de forma adequada
0 comentários:
Postar um comentário