Processamento Mínimo do Alho:

>> quinta-feira, 23 de junho de 2011

             
             Recentemente tem se tornado popular a comercialização dos bulbilhos (dentes) de alho descascado em embalagens plásticas. A remoção das folhas protetoras dos bulbilhos causa a quebra da dormência, fazendo com que em condições apropriadas de temperatura e umidade ocorra a brotação e a formação de raízes. Neste processo, as reservas dos bulbilhos são consumidas devido ao aumento da respiração, maior transpiração e perda da firmeza e da qualidade do bulbilho para consumo. Por esta razão a brotação é um dos grandes problemas de armazenamento prolongado.
O alho totalmente descascado ou minimamente processado é um produto perecível, que murcha e deteriora com mais facilidade. Por esta razão, deve ser armazenado em temperatura entre -1 e 0ºC. Temperaturas acima de 3ºC são consideradas altas e prejudiciais. O alho não descascado pode ser conservado por quatro a seis meses em armazéns não refrigerados. Neste tipo de armazenamento, a perda de água e o chochamento são as principais causas de perdas pós-colheita (Luengo et al., 1996).
O alho é uma das poucas hortaliças que deve ser armazenada sob umidade relativa do ar baixa (70 a 85%). Umidade relativa inferior a 70% causa excessiva perda de água e umidade maior que 85% pode favorecer o apodrecimento dos bulbos, mesmo que não ocorra condensação de água na superfície deste produto. 
Fonte: Fruticultura


0 comentários:

Postar um comentário

VISITANTE NÚMERO:

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP